SunInvest em contagem regressiva para geração de energia solar
Contagem regressiva para os primeiros raios de Sol a se transformarem em energia para o sistema elétrico nacional no primeiro Parque Solar do ES.
Dentro de mais alguns dias entra em operação o SunInvest, localizado em Linhares, norte do Espírito Santo. O primeiro parque solar capixaba, construído em uma área de 50.000m², utiliza cerca de 3.029 placas fotovoltaicas de 330 watts cada uma por etapa de implantação e, em seu pico de produção, estima-se que gerará 1.528 MWh/ano a partir da luz do Sol, ou seja, será capaz de suprir às necessidades de consumo de energia de quase 2.000 famílias evitando a emissão de quase 1,8 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
Projetado em um sistema de cotas de investimentos, cada parte garante a compensação de até 700 kWh do consumo próprio mensal do investidor (energia suficiente para o consumo mensal de até 3 famílias de até quatro pessoas ou para um pequeno negócio), por no mínimo 30 anos.
O início da operação do Sun Invest é um marco importante para ESSolar, pois é o maior projeto de geração energética da empresa capixaba, que tem como meta viabilizar projetos de mini e microgeração distribuída de energia elétrica a partir da utilização de fontes renováveis, como a energia fotovoltaica. O projeto começou em 2016 e as obras foram iniciadas em 2018.
Vale destacar que o Brasil já figura entre os maiores investidores de energia fotovoltaica no mundo, com base nos projetos já contratados, ao lado de países como a China, os EUA e a Alemanha. O potencial desta fonte energética é enorme e, no Brasil, consideravelmente superior que o potencial hidrelétrico.0505
Foco Social
Além de garantir a geração de energia limpa e fomentar alternativas da matriz energética, completamente dependente do sistema hídrico no Brasil, o Sun Invest também tem uma associação com o 1Book4Life (clique aqui), um programa de distribuição monitorada de obras literárias para alunos carentes da rede pública de ensino em todo o Brasil.
Com a parceria, alunos da comunidade vizinha ao Parque Solar irão receber livros, levar para casa, ler e compartilhar com a família, os amigos, vizinhos e colegas de classe. Uma forma de “dar luz” ao futuro de muitas pessoas fomentando cultura e novos horizontes.19
“O Sun Invest vem para levar o pequeno consumidor a pensar diferente e ajudar a mudar a matriz energética do país. E a literatura faz isso também, ajuda a quem tem acesso a pensar fora da caixa, a construir um futuro com inovação e consciência”, destacou o diretor da Essolar, Carlos Sena.