Notícias

Sun Invest: energia solar sem obra nem reforma

Com o Sun Invest, moradores de qualquer lugar do Espírito Santo podem receber energia solar direto pela rede de distribuição local.

Imagine economizar até 90% nas contas mensais de energia e ainda engrossar o time dos ecologicamente corretos, que optam por uma matriz energética limpa, renovável e inesgotável. Imagine não apenas ter a sua casa, pequeno comércio ou empresa movidos a energia solar e como também vender o que sobra, transformando investimento em rendimentos mensais.

Por outro lado, imagine ainda fazer isso tudo sem precisar instalar um único parafuso, recebendo em qualquer lugar do Espírito Santo a energia solar de um condomínio de produção fotovoltaica compartilhada. 

Pode até parecer exagero de vendedor, mas hoje vamos mostrar com dados e fatos que os benefícios de um parque fotovoltaico são realmente muito significativos. Um condomínio de energia solar compartilhada é um parque com as condições necessárias para que qualquer indivíduo ou organização possam investir em sua unidade de geração de energia. 

A partir de painéis solares instalados em um terreno, o local conta com toda a infraestrutura de produção e manutenção. Assim, um condomínio solar produz energia fotovoltaica e distribui para seus associados, pela estrutura da concessionária local de energia. O excedente se transforma em créditos, que podem ser usados depois ou vendidos para terceiros. 

Energia solar aqui, agora

Um destes condomínios solares é Sun Invest. O condomínio de energia compartilhada da ESSolar está localizado em Linhares, no norte do Espírito Santo. Em uma área compartilhada de 50.000 m2, o Sun Invest permite que cada consumidor seja dono de sua própria usina fotovoltaica. São 3,0 megawatts de pico de capacidade instalada.

Em resumo, o consumidor é também um autoprodutor de energia elétrica, sem precisar instalar um telhado no local de consumo.

Em outras palavras, pessoas ou empresas que querem energia solar, mas não querem instalar uma placa solar compram um “pedaço” do Sun Invest. Chamamos esse formato de cota de energia solar. A responsabilidade pela instalação, geração de energia, manutenção e atualização de equipamentos, até a entrega desta energia à distribuidora, é toda da ESSolar.

Ademais, a energia que sobra pode ser alugada para outras famílias ou empresas que desejam aderir à matriz fotovoltaica. 

Leia também:
Energia solar no comércio brasileiro dobra no primeiro semestre

Ou seja: com um parque solar como o Sun Invest, casas, condomínios, pequenos comércios e empresas podem se beneficiar com a autoprodução de energia elétrica. Isso tudo sem se preocupar com obras, adaptações ou qualquer transtorno de uma instalação elétrica.

As vantagens são várias. Aliás, recentemente mostramos aqui mesmo no blog o quanto a crise a pandemia reforçaram os benefícios da chamada economia compartilhada. Portanto, cooperativas, escritórios compartilhados para equipes em home office e novos arranjos econômicos ganham força nos modelos de negócios pós-Covid-19.

Trata-se de um ecossistema socioeconômico que se baseia no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. O processo envolve etapas como criação, produção, distribuição, comércio e consumo compartilhado de bens e serviços por pessoas e organizações.

Exatamente como os parques solares fazem.

Redistribuição, colaboração, compartilhamento

De acordo com a pesquisadora Rachel Botsman, a economia compartilhada contempla três possíveis tipos de sistemas. Botsman é uma das autoras do livro “O Que é Meu é Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo”. Ela explica que os sistemas são os seguintes:

  • Mercados de redistribuição: ocorre quando um item usado passa de um local que não precisa mais dele para um local que precisa. Baseia-se no princípio do “reduza, reuse, recicle, repare e redistribua”.
  • Lifestyles colaborativos: baseia-se no compartilhamento de recursos, tais como dinheiro, habilidades e tempo.
  • Sistemas de produtos e serviços: ocorre quando o consumidor paga pelo benefício do produto e não pelo produto em si. Tem como base o princípio de que aquilo que precisamos não é um CD e sim a música que toca nele. Em outras palavras, o que precisamos é um buraco na parede e não uma furadeira, e se aplica a praticamente qualquer bem.

No caso da energia solar, o sistema compartilhado de energia é um método inovador, em franca expansão no Brasil e no mundo. Acima de tudo, a modalidade permite ao consumidor instalar seu sistema gerador em local diferente do local de consumo. 

Assim, a energia produzida no parque solar remoto chega ao endereço de consumo pela rede de distribuição elétrica da EDP, prontinha para ser usada, sem a necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos. 

Conheça nossa tecnologia

Sua produção não agride o planeta. O excedente pode ser comercializado, gerando lucro para o próprio consumidor. Microempreendedores que queiram melhorar a competitividade de seu negócio e investidores exigentes também podem se beneficiar da compensação do consumo próprio e das altas taxas de retorno que este tipo de empreendimento propicia, bem como moradores de condomínios que desejem reduzir seus gastos com energia.

Vantagens de um parque solar

Entre as vantagens da energia compartilhada via parque solar, em comparação com a instalação de um painel solar no próprio local de consumo, podemos citar:

  • Projeto otimizado, sem risco de interferências físicas, no presente e no futuro. O investimento não perde a atratividade
  • Ganhos de escala na aquisição dos equipamentos e na implantação, reduzindo os custos do investimento
  • Compartilhamento das despesas de operação, manutenção e conservação com outros interessados, possibilitando a contratação de profissionais especializados em regime contínuo para tal fim
  • Garantia de que interferências supervenientes ou a operação ou manutenção precárias não vão prejudicar a taxa de retorno sobre o investimento e o prazo de amortização
  • Possibilidade de escolher o tamanho de sua capacidade geradora, sem se preocupar com a disponibilidade de área para suas instalações
  • Escolha do local de implantação do projeto em uma área abrangida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), favorecendo a obtenção de financiamentos com taxas de juros bastante atrativas para os investidores empresariais
  • Investimento de futuro que o investidor pode vender ou alugar a terceiros.

Quem pode aderir

Também vale destacar como funciona o processo de distribuição da energia solar, desde a conversão energética até a compensação do que sobra. 

Veja aqui quais são essas etapas.

E não se esqueça: microempreendedores que queiram melhorar a competitividade de seu negócio, moradores de condomínios que desejem reduzir seus gastos com energia, bem como famílias que vivem em casas, mas não querem instalar um telhado fotovoltaico, podem se beneficiar da energia solar via Sun Invest.

Investidores exigentes também devem ficar atentos à compensação do consumo próprio e às altas taxas de retorno que este tipo de empreendimento propicia.

☀️ Fique por dentro das novidades sobre a produção de energia solar! Curta a nossa  página no Facebook e siga a gente no Instagram. Receba também nossos e-mails, a cada 15 dias, com informações sobre energia limpa e sustentabilidade! ☀️

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades