Notícias

Conheça os 7 R’s da Sustentabilidade e repense seus hábitos!

Que tal um convite para que você repense seus hábitos em prol do meio ambiente? Para começar, conheça os 7 R’s da sustentabilidade?

Bom, esse conceito começou com apenas 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), em 1992 com a Conferência da Terra no Rio de Janeiro.  Nesse primeiro momento era denominada Política de Sustentabilidade. O assunto também foi tema no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento.

O objetivo dos R’s da sustentabilidade era a criação de soluções ambientais, já que a sociedade se mostrava altamente consumidora, produtora de grande quantidade de lixo e não fazia a destinação correta dos resíduos.

Posteriormente foram incluídos os conceitos de Reaproveitar e o Repensar passando a receber o nome de Política dos 5 R’s.

E com a realização da maior Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em 2012, somaram-se mais 2 conceitos, completando os 7’s. Foram agregados Reeducar e o Recuperar.

Mas afinal, o que são os 7 R’s?

Repensar

Convida você a repensar seus hábitos, avaliar se está sendo muito consumista, já que o consumo excessivo tem como consequência a degradação ambiental.

Respeite

Existem diversos selos de produtos “seguros”, “saudáveis” e “sustentáveis”, busque uma alternativa que combine com você. Mas é bom ter atenção para selos conferidos por instituições sérias e independentes e os autodeclaratórios feitos pelos próprios fabricantes.

Responsabilize-se

Pergunte e pesquise sobre a origem dos produtos que você consome como a origem da carne que você consome, a madeira dos móveis que você pretende comprar, assim como as roupas. Evite o desperdício de alimentos e planeje melhor suas compras.

Recuse

O conceito busca nos educar basicamente para dizer não a todos os produtos que podem agredir o meio ambiente. Alguns exemplos são: dizer não ao máximo ao consumo de petróleo, recusar plástico, dê sempre preferência às bolsas retornáveis, assim como produtos que utilizam embalagens em excesso como as pastas de dente que vem no tubo e em caixinhas.

Reduza

Reduzir consiste em adotar ações que diminuam a quantidade de resíduos. Portanto, esse processo começa no momento da compra e na escolha dos produtos. A preferência deve ser por produtos com maior durabilidade de longevidade, que são embalados em papel no lugar de plástico. É muito importante também optar por bolsas reutilizáveis.

Reaproveite

Tente reaproveitar aquele equipamento que não está funcionando no lugar de substituí-lo imediatamente. Muitas vezes reparar sai mais barato que comprar um novo produto, além de ser sustentável e econômico. Outra opção é retornar as embalagens para as empresas para que possam ser reutilizadas.

No momento de construir, por exemplo, considere utilizar meios que facilitem reutilizar a água, por meio de cisternas e avalie a possibilidade de investir em energia solar.

Mas o conceito também é válido para organizar um bazar para troca de produtos que você não queima mais ou mesmo deixar no uso as caixas de sapatos, porém, com outra funcionalidade, porque não, para guardar fotos antigas ou documentos?

Recicle

Evitar que tantos produtos sejam descartados e causem impactos ao meio ambiente. Esse é o conceito de reciclar e é bem simples colocar em prática a começar por dê preferência a compra de produtos recicláveis ou que sejam fabricados com materiais recicláveis. Também separando materiais descartáveis do lixo orgânico em sua casa.

E aí, gostou dos 7R’s da Sustentabilidade? Quais e quantos deles você já coloca em prática? Compartilha conosco também ideias que podem nos tornar mais sustentáveis!

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades