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Energia solar no comércio brasileiro dobra no 1º semestre

Na contramão da crise econômica trazida pela pandemia, energia solar no comércio dobrou no 1º semestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019.

Recentemente, revelamos aqui no blog que, na contramão da crise, a produção de energia solar no Brasil cresceu 50% nos últimos seis meses. Também mostramos que muitas famílias, condomínios, empresas, profissionais liberais e produtores rurais vêm aderindo à matriz fotovoltaica para fugir do alto custo da energia elétrica no país e contribuir com a preservação do meio ambiente. Hoje queremos apresentar alguns dados sobre a energia solar no comércio.

De acordo com um levantamento publicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada de energia solar no comércio dobrou no 1º semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Em outras palavras, nos primeiros seis meses deste ano, a energia fotovoltaica em prédios comerciais, lojas e empresas atingiu 411 MW de potência. Isso significa uma alta de 106% frente aos 199 MW registrados entre janeiro e junho de 2019.

Consumidores residenciais e produtores rurais também investiram pesadamente na fonte solar. Mas a maior expansão se deu mesmo no setor comercial.  

Ao obrigar empresas e famílias a cortarem drasticamente seus gastos, a crise acabou se revelando uma oportunidade para a energia limpa, mais barata e menos nociva ao planeta. “Mesmo em uma situação de incertezas, em que vários setores da economia estagnaram, o mercado de Geração Distribuída mostrou um aumento significativo em relação ao ano anterior”, destaca uma das vice-presidentes da Absolar, Bárbara Rubim. 

Sudeste e Nordeste são os campeões

A pesquisa foi feita pelo Canal Solar com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os resultados indicam que o Sudeste foi a região que apresentou a maior capacidade de potência instalada de energia solar em estabelecimentos comerciais, com 183 MW. Comparando com o primeiro semestre do ano anterior, que era de 68 MW, a potência quase triplicou. 

Em segundo aparece o Nordeste, com 80 MW de potência (2019 – 34 MW). Em terceiro está o Sul, com 74 MW (2019 – 64 MW). 

Se formos falar em produção por estados, o estudo aponta Minas Gerais com a maior potência instalada de energia fotovoltaica em áreas comerciais este ano, com 92 MW. É uma alta de 180% frente aos 33 MW de 2019. Em segundo aparece São Paulo, com 65 MW (2019 – 21 MW), e, em terceiro, o Rio Grande do Sul, com 53 MW (2019 – 30 MW).

Energia solar no comércio = vantagem competitiva

No caso específico dos empreendimentos comerciais, a economia se transforma em vantagem estratégica. Afinal, o controle de gastos é fundamental para reduzir o preço dos produtos, aumentar o lucro e tornar o negócio mais competitivo.

Então imaginem o tamanho desta conta num país como o Brasil. Afinal, nosso país tem uma das tarifas energéticas mais caras do mundo e de altas cargas tributárias, que fazem a conta de luz pesar ainda mais! 

De empresas conhecidas a pequenos negócios locais, muitos empreendimentos têm optado pela matriz fotovoltaica. Por exemplo, o grupo Claro Brasil, formado pela junção das empresas Claro, Embratel e Net, montou em Minas Gerais um complexo de sistemas fotovoltaicos para abastecer suas unidades.

Já a Magazine Luiza anunciou recentemente a adesão de 214 lojas de sua rede à energia solar. Enquanto isso, Petrobras e Natura também incluíram a energia limpa em suas rotinas, para citar mais dois casos, entre os muitos existentes.

Outro exemplo é o imóvel que sedia o Mercado Livre, na divisa entre as cidades de São Paulo e Osasco. O local conta com a maior instalação de módulos fotovoltaicos no Brasil. Duas mil placas fotovoltaicas instaladas sobre 4.700 m² de telhado são capazes de produzir até 700 megawatts hora por ano, o equivalente ao consumo anual de 360 residências.

Em outras palavras, as instalações evitam a emissão de quase 100 toneladas de CO² anualmente, o equivalente a plantar 560 árvores por ano.

Como aderir também?

Vale lembrar que, para aderir à energia solar no comércio, não é necessário instalar no local de consumo um painel fotovoltaico daqueles que captam a luz do sol e a transformam em energia. A matriz solar fotovoltaica funciona de duas formas: 

  1. Com painéis solares instalados no local de consumo

Os painéis captam a luz e geram energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. Esta eletricidade é levada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para o local. A energia que é produzida pode ser utilizada em residências, empresa ou mesmo em propriedades rurais. 

  1. Com os parques solares remotos

Neste caso, a energia chega ao seu prédio pela rede de distribuição elétrica da EDP, prontinha para ser usada. Como resulado, sua produção não agride o planeta e o excedente pode ser comercializado, gerando lucro para o próprio consumidor.

Falamos recentemente aqui sobre como o sistema compartilhado de energia permite ao consumidor instalar seu sistema gerador em local diferente do local de consumo. Nosso Sun Invest é o primeiro parque de energia solar remota compartilhada do Espírito Santo. Com ele, você pode ter energia solar sem precisar instalar nada. 

A energia solar produzida no Sun Invest chega diretamente ao seu endereço através da rede de distribuição elétrica da EDP. A manutenção também é toda feita na usina, em Linhares, região Norte do Estado. 

Tendência global

Com a energia solar, também fica mais fácil prever o valor da conta no final do mês. 

Graças à posição geográfica e clima privilegiados, o nosso país apresenta vocação natural para a geração de energia limpa. Atualmente, 60,4% da energia brasileira vem de fontes hidrelétricas, 8,7% é de fonte eólica, 8,4% da biomassa, 8,3% do gás natural, 5,1% dos derivados de petróleo e 2,0% do carvão. 

A energia solar é a fonte de energia que mais cresce, seguindo a tendência global.

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