Como tornar meu negócio mais competitivo no mercado?
Buscar se diferenciar no mercado e apostar em inovação, conquistar novos clientes e manter os antigos, além de investir em marketing são aspectos que deixam seu negócio mais competitivo.
INOVAÇÃO
Investir em inovação, por exemplo, agrega valor ao produto ou serviço. Mas para isso é necessário planejamento estratégico e criação de um ambiente que motive funcionários a contribuir com ideias gerando uma cultura de inovação.
FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES
Manter clientes prospectando novos, esse é o segundo segredo. Segundo Peter Voogd, fundador do The Game Changers Academy, para a Entrepreneur, é muito mais caro conseguir novos clientes do que cuidar dos que a empresa já possui. O intuito deve ser sempre criar fãs embaixadores da marca, ou seja, pessoas que vão promover o que a empresa faz simplesmente por acreditar e apoiar aquela ideia, produto ou serviço.
É importante também prestar um serviço excepcional ao consumidor e para isso a contribuição de todos os funcionários é primordial. De acordo com Voodg, o empreendedor deve criar uma cultura em que os colaboradores são apaixonados por conhecer e atender as necessidades dos clientes.
IMAGEM
Invista na imagem da sua empresa, faça um bom trabalho de marketing e auxilie que o consumidor pense na sua marca quando associa a algum produto ou serviço. O layout da loja virtual ou física, assim como a experiência de compra do seu cliente deve ser levado em conta. Lembrando que o processo de compra deve ser fácil, intuitivo e prazeroso para que esse momento gere melhor experiência para esse cliente.
ANÁLISE
É de suma importância que o gestor tenha conhecimento dos pontos fracos e fortes da organização para que se crie um planejamento estratégico com metas e objetivos. Estabelecendo esses aspectos será possível reforçar os pontos que ele tem de positivo e corrigir os que diminuem a competitividade da empresa no mercado.
No âmbito do mercado, o gestor deve estar atento à concorrência e identificar as suas ameaças e oportunidade. Ao final, eles servirão como base para planejar maneiras de se destacar ao mesmo tempo em que esteja preparada para enfrentar a competição.
PREÇOS
O preço é um ponto que deve ser muito bem pensado e pode te colocar em uma posição boa frente à concorrência. Para isso as estratégias são bem vindas associadas ao objetivo do seu negócio. Um preço mais baixo, por exemplo, pode ser interessante para novos negócios que desejam ganhar o mercado, assim como para obter mais espaço no mercado, enquanto o alto pode ser aplicado a produtos com maior valor agregado.
Claro que estratégias como essas podem aumentar venda e lucro, mas se não for bem aplicada, podem trazer prejuízo ao negócio e até diminuir fôlego do empreendedor para competir.
INVISTA EM ENERGIA RENOVÁVEL
O investimento na produção própria de energia renovável além de diminuir custos da empresa, também diferencia seu negócio por investir em energia limpa e sustentável. Pense nisso! Quer saber mais? Acesse e conheça o Primeiro Parque Solar do Estado.
Tem outras dicas de como tornar o negócio mais competitivo? Deixe um comentário e compartilhe conosco!