Como reduzir custos de energia na empresa
Mudanças de comportamento, reformas simples e adequação de equipamentos: descubra como reduzir custos de energia na empresa com pequenas ações
A crescente preocupação de organizações de todo o mundo com a sustentabilidade começa a chegar também às pequenas e médias empresas. Os ganhos são muitos e, muitas vezes, demandam apenas mudanças de comportamento, pequenas reformas e adequação de equipamentos. Afinal, como reduzir custos de energia na empresa?
Esse é um dos maiores desafios para empresários e empreendedores e deve ser um propósito que envolve toda a equipe.
Então, que tal se perguntar se o consumo de energia na sua empresa pode ser reduzido ou se pode haver redução de consumo de energia elétrica industrial, por exemplo? Você não precisa saber como entender uma conta de energia elétrica industrial para começar a economizar.
Leia também:
Conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo
Inicialmente, basta fazer algumas perguntas simples e seguir as nossas dicas de como reduzir custos de energia energia elétrica na empresa. Seus gastos são conscientes? Seus colaboradores ajudam nessa missão?
Para contribuir, listamos seis dicas fáceis de serem adotadas para economizar energia na empresa. Você pode adotá-las agora mesmo. Aprendendo como reduzir energia elétrica na empresa, o retorno financeiro é significativo. Além disso, empresas com práticas sustentáveis melhoram sua imagem em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Confira as dicas a seguir:
1. Prefira as lâmpadas LED
Criada por um trio de cientistas de origem japonesa nos anos 1990, a lâmpada LED permitiu mudar a iluminação mundial com menor consumo de energia e mais durabilidade. Com ela, podemos iluminar ambientes com maior sustentabilidade e economia.
Além disso, lâmpadas LED, no geral, também duram mais tempo do que lâmpadas comuns – uma lâmpada de LED chega a iluminar por até 50 mil horas, três vezes mais do que duram as lâmpadas fluorescentes. Com elas, é mais fácil reduzir custos de energia.
Leia também:
7 motivos para aderir à energia solar
Os benefícios são sentidos a médio e longo prazos. O LED (Diodo Emissor de Luz) das lâmpadas faz com que ela trabalhe com maior eficiência, consumindo cerca de 85% menos energia que as lâmpadas fluorescentes.
Vale lembrar também que a composição das lâmpadas de LED é livre de raios ultravioletas e não emana calor a ponto de modificar a temperatura do ambiente.
2. Faça pequenas revisões no ambiente de trabalho
Antes de mais nada, ações simples, mas muito eficientes podem ser tomadas nas pequenas e médias empresas interessadas em gastar menos com energia. Entre elas, destacamos pintar as paredes e o teto dos ambientes corporativos com tinta clara e escolher móveis mais claros.
Fazer uso dos sensores de presença, que acendem as luzes quando há alguém no ambiente, mas, caso a pessoa saia do local, elas são apagadas automaticamente, também é uma ótima saída.
Leia também:
Não tenho espaço no telhado. Posso ter energia solar?
Transformar hábitos nem sempre é fácil. Mas é preciso trabalhar para envolver os colaboradores nas ações para reduzir o consumo de energia elétrica. Converse com seus funcionários para incentivá-los a apagar as luzes de espaços que não estão sendo usados. Propague os benefícios da economia para as finanças e para o planeta. Compartilhe dicas úteis e práticas.
3. Invista numa cota de energia solar
Um sistema de geração de energia solar é composto por um conjunto de equipamentos que permitem a geração de energia elétrica através da luz do sol. Até mesmo residências e pequenas empresas podem adotar. Afinal, o sol é uma fonte de energia renovável e a captação de calor através de painéis fotovoltaicos, transformado em energia, supre perfeitamente grandes, médias e pequenas demandas.
Leia também:
7 motivos para aderir à energia solar
A Essolar possui um Parque Solar em Linhares, Espírito Santo. Quem tem interesse em utilizar energia solar em casa, mas não pretende instalar uma placa solar pode comprar uma cota de energia.
A cota tem pelo menos duas vantagens financeiras. A primeira é que energia solar gera economia de 50% e 95% na conta de luz. A segunda é que ela permite que você alugue o que sobrar da sua energia limpa, lucrando não apenas com a economia de energia como também com o aluguel para terceiros.
No Espírito Santo, é possível comprar energia solar diretamente com a Essolar. Saiba mais aqui.
Apesar de ainda ser pequena a utilização no Brasil, a energia solar é uma das fontes que deverá assegurar o abastecimento no futuro.
Como os custos de energia de uma empresa são exponencialmente maiores que os residenciais, a estimativa de retorno (payback) gira em torno de 6 a 12 meses. Com informações como prazo de retorno, riscos envolvidos, custos de instalação e aquisição e depreciação, o gestor(a) pode definir o custo-benefício da melhoria, traçando assim um plano de ação durante o período.
4. Procure agendar atividades fora do horário de pico de consumo de energia elétrica
Saber aproveitar os horários para realizar as tarefas e atividades da empresa, durante a jornada de trabalho normal, é mais um ponto interessante na caminhada rumo à economia de energia. Com essa estratégia, é possível aproveitar a iluminação natural, tirando a sobrecarga do uso de energia em horários de pico.
Também chamados de horários de ponta, os horários de pico são caracterizados por um aumento no consumo de energia pela maior parte da população. Dessa forma, é aplicada uma diferenciação dos preços cobrados, que variam conforme a demanda em cada faixa.
O horário de pico varia de estado para estado, mas na maioria do Brasil ele está entre 17h às 21h, período em que a maioria das pessoas está retornando para casa, tomando banho ou utilizando eletrodomésticos.
5. Recorra à luz e à ventilação naturais sempre que possível
Outra boa opção para economizar energia é otimizar a iluminação e a ventilação naturais, deixando, por exemplo, as janelas abertas e o ar-condicionado desligado nos momentos mais frescos do dia. Também convém eliminar paredes e divisórias sempre que possível.
Além de melhorar a comunicação, a criação de espaços mais livres influencia positivamente na economia de energia da sua empresa.
Mais do que economizar, a iluminação natural proporciona a melhora do humor e do sistema imunológico, e limita o crescimento de fungos e bactérias no local de trabalho – o que, consequentemente, tende a elevar a saúde e a disposição dos colaboradores.
Por outro lado, a ventilação natural elimina substâncias insalubres do ar e amplia a sensação de conforto térmico.
6. Observe os aparelhos em stand by
Aparelhos que possuem o modo de espera (stand by) podem causar um aumento significativo na conta de luz. Muita gente não sabe dessa informação e acaba pagando mais caro sem saber a razão.
Televisores, impressoras, computadores, micro-ondas e outros aparelhos de escritório quando mantidos em stand by podem consumir, em média, 20% a mais de energia caso fosse totalmente desligado. Equipamentos em modo stand by normalmente têm uma luz vermelha acesa. Se for possível, procure desligá-los diretamente da tomada para reduzir custos de energia.