Notícias

Países desenvolvidos comprometidos com energia limpa

O mundo tem mudado e se aberto a novas possibilidades em prol da preservação dos recursos naturais. Entenda o que alguns países estão fazendo para aderir a isso!

A queima de combustíveis fósseis nas últimas décadas trouxe danos irreversíveis a atmosfera e a biosfera, ameaçando a preservação da vida na Terra. Não fazer nada deixou de ser uma opção, e se dando conta disso, países desenvolvidos tem feito da Energia Limpa sua bandeira e Política de Estado. Segundo dados da União Europeia, 24% da energia produzida e consumida no mundo hoje provém de fontes renováveis. A Islândia chega a notáveis 82,7%, seguida da Letônia (37,2%) e da Suécia (37,1%).

China e EUA

A nível mundial, China e Estados Unidos ocupam respectivamente o primeiro e o segundo lugar na produção de energias limpas. A China, com suas dimensões continentais, é a maior potência em energia eólica (145GW) e solar (43GW) do mundo.

Alemanha

O objetivo da Alemanha é substituir toda a energia nuclear por energia renovável. Possuindo a maior capacidade instalada por pessoa (quase 500W per capita), ela mostra que a baixa incidência solar não é um problema para que um país seja modelo na geração de energia limpa.

Itália

É um dos primeiro países no mundo a consolidar a Energia Renovável em todo o seu território, tendo batido a meta de produção sustentável de energia 2020 cinco anos antes. Hoje em dia, a Energia Solar representa 7,8% da energia consumida no país.

Brasil

Destacando-se entre os países em desenvolvimento, a expectativa é estar entre os 5 maiores produtores de energia limpa do mundo até 2030. Outro ponto importante é que, enquanto outros países tem capacidade para ocupar sua matriz energética com energias limpas, entre 17% e 18%, aqui o potencial chega a 80%. As hidrelétricas ainda figuram com 60% dessa produção. Mesmo assim, já contamos com mais de 500 usinas eólicas e o setor de energia solar possuía até o final de 2018, 48 mil sistemas fotovoltaicos instalados junto a usinas solares. A previsão para 2024 é chegar a 887 mil.

Destaque para o ES

Com esses valores, o Brasil tem como destaque o Espírito Santo. O estado caminha a passos largos para a produção de energia limpa.

A matriz energética capixaba conta com 21,4% em energia limpa, sobressaindo a média nacional e até mesmo de alguns países. Quanto a energia hidrelétrica, boa parte dela não é produzida aqui, já que ele importa boa parte de outros estados. Os combustíveis fósseis representam notáveis e alarmantes 77,8%. Nos próximos anos, as Usinas Solares serão uma grande tendência no estado e empresas como a EDP e a Essolar já se destacam no pioneirismo.

Conheça mais sobre a energia solar e os seus benefícios no FAQ da Essolar:

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades