Principais erros na instalação de um painel solar no telhado e como evitá-los
Conheça os principais erros na instalação de um painel solar e qual é a melhor solução no Espírito Santo. Livre-se do risco de eletrocussão e de incêndio.
Leia maisAo pensar em energia solar, qual sistema vem a sua cabeça? O residencial ou o que faz parte de um parque solar? Você sabe a diferença entre os dois modelos e qual atende melhor a sua necessidade? Bom, para sanar as suas dúvidas listamos as principais diferenças entre eles.
Mas antes de começar, vale destacar que por meio da produção de energia com o recurso fotovoltaico é possível diminuir consideravelmente a conta de luz ao mesmo tempo em que produz a sustentabilidade ambiental.
Quando o assunto é investimento, por exemplo, é importante se perguntar quanto será investido em cada sistema e a diferença de retorno em cada um deles. Apesar do investimento em um condomínio solar ser maior inicialmente, comparado às placas instaladas nos telhados das residências, produz-se energia em maior escala com menor custo.
Os riscos de falhas em sistemas residenciais também são maiores e podem pegar o consumidor de surpresa. Para exemplificar, em caso de queima de um inversor o custo de reposição pode chegar a 1/3 do valor investido no sistema. A manutenção em condomínios solares, no entanto, é constante e realizada por equipe especializada e em caso de custo para repor algum equipamento, esse valor é rateado entre todos os condôminos.
Além disso, quanto às placas solares instaladas em sua residência, o sistema fica restrito a ela, já que nem sempre vale retirar o sistema e reinstalar. Mas quando se investe em um parque solar, o sistema tem vida útil de 30 anos ou mais, e pode ser distribuída para até três residências ou um pequeno negócio, mesmo que aconteça mudança de endereço.
Quer saber mais e entender a diferença de cada sistema? Acesse o infográfico comparativo e tire todas as suas dúvidas.
Conheça os principais erros na instalação de um painel solar e qual é a melhor solução no Espírito Santo. Livre-se do risco de eletrocussão e de incêndio.
Leia maisTemas como produção de energia limpa, redução das emissões de CO2 e uso de matérias-primas provenientes de fontes certificadas na retomada econômica pós-pandemia,
Leia maisCom o ESG aspectos ambientais passaram a ser decisivos para investidores na hora de definir o valor de mercado de um negócio. Veja como funciona e como a energia solar entra nesta história.
Leia maisEnergia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.