Quer investir? Confira as opções mais viáveis em 2019
O mito de que era preciso ter muito dinheiro para investir já foi desmentido, agora é hora de encontrar meios para fazer seu capital girar. De Tesouro Direto a cotas de energia solar, confira as melhores opções!
A ideia de investir sempre foi vista como algo para quem tem bastante dinheiro. O mito, no entanto, já caiu por terra, com vídeos na internet e artigos de jornais especializados as pessoas estão conseguindo entender melhor o mundo dos negócios e fazer os investimentos que desejam, de acordo com os objetivos financeiros que elas têm. Quer ver só?
A economia tem ajudado
De acordo com a Época Negócios, o ano de 2019 começou com uma taxa Selic de mínimo 6,5% e uma inflação baixa, o que é positivo para o mercado. Além disso, há uma animação maior dos investidores, já que a tendência é de que o Brasil volte a crescer após dois anos de baixo crescimento.
Apesar das apostas positivas, tudo vai depender da forma como o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, irá administrar o país. No cenário global, a mesma incerteza ocorre, pois ainda há uma certa tensão entre Estados Unidos e China, o que deve ser observado de perto pelo mercado no decorrer do ano.
Quero investir, e agora?
Para quem decidiu enfim dar o primeiro passo no mundo dos investimentos, o ano de 2019 chega com algumas tendências. É bastante comum a quem está começando apostar nos investimentos de renda fixa, que são realmente os mais recomendados para esses casos, principalmente para os mais conservadores, que buscam a tão famosa segurança. Entre eles estão o Tesouro Direto e a Letra de Crédito. O site do Tesouro Nacional tem bastante informações para você entender melhor sobre o assunto, a sugestão é começar pela página que explica o que é tesouro direto. Sobre a Letra de Crédito, o Info Money tem uma página com informações bem esclarecedoras. Acesse no link: LCI e LCA.
Para quem quer se arriscar um pouco mais, há os investimentos na bolsa de valores. Ainda segundo a Época, vivemos um bom momento para arriscar nela, mas é válido ressaltar que eles devem ser pensados como algo a médio prazo. Ou seja, se você quer um lucro rápido, esse pode não ser o seu negócio. Se essa é a sua escolha, uma boa aposta está nas ações de bancos e varejo, que devem ter bons resultados ao longo do ano.
Imóveis e energia solar
Quem quer investir em algo mais palpável e seguro, tem como opções os mercados de imóveis, podendo vender ou alugar, e as cotas de energia solar compartilhada. Os investimentos em imóveis já são bem conhecidos no geral. A dica é conversar com um corretor imobiliário de sua confiança para identificar as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil de investimento.
Surgindo como uma possibilidade nova de investimento, os parques solares são locais específicos para a produção da eletricidade e são capazes de gerar, por cota, 650 Quilo-Watt x hora/ mês em média.
Elas são distribuídas por meio da própria rede elétrica tradicional, não necessitando da instalação de equipamentos, o que a difere da energia solar conhecida tradicionalmente, em que o funcionamento ocorre por meio de placas postas em telhados. Com os parques solares, o investidor tem uma equipe para administrar a cota, recebendo apenas a energia produzida pela mesma, com o direito de armazenar o excedente para os próximos meses.
A aquisição das cotas permite que o investidor compartilhe ou alugue, uma parte da cota, dando a ele, a médio prazo (em até 5 anos) o retorno do seu investimento. Após o payback, pode-se ter ainda uma fonte de renda ou um novo capital para continuar investindo.
Agora que você já conhece as melhores opções de investimento em 2019, se aprofunde sobre o assunto e faça sua(s) escolha(s). Se você optar pela energia solar, que tal conhecer melhor a Essolar?