Notícias

É hora de começar a planejar suas finanças para 2021

No penúltimo mês de 2020 e com o momento de crise que ainda vivemos, planejar as finanças para 2021 é indispensável. Veja as dicas simples e infalíveis que reunimos neste artigo.

2020 não foi um ano fácil para a maior parte das famílias brasileiras. A realidade trazida pela pandemia do novo coronavírus foi totalmente atípica. Além dos dramas que muitos enfrentaram na saúde, o lugar em que mais sentimos os efeitos da crise foi o bolso. A boa notícia que você pode fazer o seu 2021 ser diferente se planejar suas finanças. O ponto de partida é este guia simples e rápido de planejamento financeiro que preparamos.

Nosso objetivo é ajudar você a economizar desde já e ver dinheiro sobrando na sua conta no final do mês. É claro que planejar as contas não é uma tarefa fácil. Mas também não precisa ser o fim do mundo, concorda? Para começar, basta seguir os passos abaixo:

  • Passo 1 – Anote seus gastos fixos: gastos como aluguel, IPTU, internet, luz e outros boletos dos quais você não tem como escapar são considerados gastos fixos. É muito importante que você tenha todos esses gastos anotados e tenha em mente que o ideal estes custos não ultrapassem 50% da sua renda total. Caso os seus gastos sejam maiores do que isso, é uma boa ideia pensar em fontes de renda extra, como a venda de bombons, bolos ou mesmo freelas no final de semana.
  • Passo 2 – Saiba dividir o seu “extra”: os 20% restantes devem ser utilizados ao longo de seu mês em gastos pessoais. Alimentação, lazer, saúde, transporte e imprevistos são calculados dentro deste valor. Você deve estabelecer um plano de prioridades para estes. O método 40, 30, 20, 10 é o mais utilizado, e representa o percentual dado a cada uma dessas áreas de acordo com o que você considera principal.

Para entender melhor este método de planejamento e como ele funciona, assista a este vídeo do canal “Me Poupe!”, que esclarece várias questões sobre educação financeira.

Organizar, investir, colher

  • Passo 3 – Planeje seus investimentos: seja qual for o seu salário ou fonte de renda, você precisa começar a planejar suas finanças e investir. O ideal é que essa quantia seja igual a, pelo menos, 30% do seu ganho mensal. Existem vários fundos de investimento interessantes e que podem te ajudar a transformar o seu dinheiro em mais dinheiro. Esse valor investido deve ser tratado da mesma forma que os seus gastos fixos. Você não deve alterar este valor a menos que surja uma emergência.

Falamos recentemente aqui no blog sobre como e onde investir mesmo em tempos de crise. Como a Taxa Selic, que é o índice que regula os juros básicos da economia brasileira, tem enfrentado sucessivas baixas, atualmente os investimentos atrelados a ela não são bons negócios. Por isso, na hora de planejar suas finanças é recomendável avaliar outros investimentos – e neste artigo aqui reunimos algumas boas dicas.

Mesmo em períodos de crise como o que estamos vivendo, é importante não perder de vista aquela boa e velha meta de começar a investir. E nada melhor do que avaliar possibilidades de investimento neste período de revisões e planejamentos para o ano novo. 

Assim, agrupe ganhos e gastos, negocie dívidas se tiver, defina objetivos de curto, médio e longo prazos e prepare seus investimentos conforme esses planos. Alinhe essas informações com seus objetivos financeiros e busque investimentos adequados a esta equação. Isso será decisivo na hora de planejar suas finanças.

Boas possibilidades para 2021

Um planejamento financeiro adequado ajuda não somente a economizar. Ele também nos permite buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. Também chamado de suitability, o perfil de investidor é uma espécie de análise que identifica suas preferências e expectativas em relação aos investimentos. Ao responder perguntas básicas, como “qual sua tolerância ao risco” e “por quanto tempo deseja investir”, você vai conhecer o seu perfil de investidor. 

Falamos um pouco mais sobre isso aqui.

Apesar de todas as dificuldades de 2020, a luz começa a aparecer no fim do túnel. De acordo com dados da CNN Brasil, no mês de setembro, quantidade de endividados caiu para a menor taxa desde maio. As dívidas, atualmente, comprometem 67,2% das famílias. É uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior, que registrou o maior nível de endividados em 2020 (67,5%).

Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC Nacional). O levantamento anual é feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) para empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica. De acordo com a pesquisa, os recentes indicadores têm mostrado a recuperação gradual da economia para os próximos dois trimestres. 

Portanto, se por um lado o cenário econômico dá sinais de melhora, por outro, o dever de casa individual é se organizar financeiramente em nome de um 2021 mais tranquilo. 

☀️ Fique por dentro das novidades sobre a produção de energia solar! Curta a nossa página no Facebook e siga a gente no Instagram. Receba também nossos e-mails, a cada 15 dias, com informações sobre energia limpa e sustentabilidade! ☀️

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades