Será que o seu painel solar produz mais energia do que você precisa? Entenda o que fazer com a energia excedente
Sabia que o painel solar no seu telhado pode gerar mais energia do que você precisa? Vamos te ajudar a entender melhor os fatores envolvidos na geração de energia solar da sua casa e o que fazer com a energia excedente
Iniciamos esse texto te fazendo uma pergunta: você tem painel de energia solar na sua casa? Se a resposta for sim, temos, então, uma segunda pergunta: você sabe quanto de energia ele é capaz de produzir e quanto você realmente precisa para o consumo na sua casa? Ficou na dúvida? Vamos te ajudar a entender melhor os fatores envolvidos na energia solar da sua casa.
Segundo a Associação Nacional de Consumidores de Energia (ANACE), em 2019, cresceu em quase 70% o uso de painéis solares por residências e pequenos comércios e indústrias. O Brasil é um país com grande potencial para a geração de energia solar. Dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar apontam que a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica. Além disso, com o ICMS elevado e as tarifas na conta de luz com aumentos significativos, a energia solar tem se tornado uma opção bastante viável e recompensadora, podendo reduzir o gasto com energia em até 95%.
Selecionamos algumas dúvidas frequentes sobre o painel solar residencial para a equipe da ESSolar responder. Confira!
Como funciona um painel solar no telhado?
Um sistema de geração de energia solar residencial é composto por um conjunto de equipamentos que permitem a geração de energia elétrica através da luz do sol.
Esses sistemas, mais conhecidos como sistemas fotovoltaicos, funcionam por meio de dois componentes principais: os módulos fotovoltaicos e o inversor interativo. Para conseguir suprir o consumo total de energia de uma casa, é necessário agrupar um determinado número de módulos, ao qual se denomina painel solar.
Funcionamento do painel solar
1.O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (corrente contínua) quando a luz do sol incide nele.
2.A energia gerada passa, então, por um inversor que alterna a corrente contínua para alternada e a equaliza com a frequência da sua residência.
3.A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, geralmente, no quadro de luz.
4.Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que que esteja conectado na tomada.
Qual a durabilidade de um painel solar?
Os módulos têm vida útil estimada entre 25 e 30 anos para uma geração viável de energia. Já os inversores, duram entre 12 e 15 anos, necessitando de troca na metade do período de duração de um sistema.
Contudo, é importante frisar que, para que o painel solar realmente funcione em plenas condições durante todo esse tempo, é fundamental que sejam realizadas manutenções periódicas. A manutenção periódica do painel solar instalado no telhado é obrigatória, principalmente em áreas urbanas, em que a poluição, pó preto e poeira impactam diretamente na geração de energia. Conheça nossos planos de manutenção.
Você sabe quanto de energia o seu painel solar produz?
Essa é uma pergunta que pouca gente sabe responder. Com a intenção principal de reduzir a conta de luz, poucas pessoas se atentam para questões como: quanto de energia está sendo gerada, se tudo o que é gerado é consumido, ou seja, se está sendo realizado o melhor aproveitamento da energia gerada.
Com uma equipe especializada, a ESSolar pode te ajudar a entender melhor o funcionamento do seu painel solar no telhado e indicar como realizar o melhor aproveitamento da energia gerada, inclusive, realocando a energia excedente. A empresa oferece 3 planos de adesão para quem produz energia solar.
Como funciona:
- Plano 1: a ESSolar assume a gestão da instalação do seu telhado, certificando-se de que a compensação está sendo realizada da forma correta.
- Plano 2: a ESSolar oferece um plano de manutenção preventiva do sistema de geração de energia solar, visando melhorar o seu desempenho ao longo do tempo;
- Plano 3: existindo excedente de produção de eletricidade, a ESSolar, de comum acordo com o cliente, busca a melhor alocação dos créditos, seja direcionando-os a outra instalação de sua responsabilidade, seja direcionando-os a uma instalação da cooperativa, na forma de aluguel do sistema.
Ficou interessado em um dos nossos planos? É só clicar aqui e indicar qual o plano de seu interesse. Entramos em contato com você e avaliamos a sua conta. Conte com a ESSolar para a gestão do seu painel solar.