Notícias

Linhares conhece primeiro parque solar do Espírito Santo

Os linharenses conheceram ontem (14), o Sun InvestEnergia Inteligente, projeto do primeiro condomínio solar do país e do Estado voltado para a produção compartilhada de energia solar destinado para os consumidores do grupo B. O empreendimento, que ficará localizado em Linhares, norte do Espírito Santo, possibilitará que residências e pequenos negócios de todos os municípios do Estado atendidos pela EDP sejam proprietários de uma usina compartilhada para autoprodução de energia. O resultado será independência energética.

O coquetel de apresentação do Sun Invest aconteceu no Hotel DayssIn, em Linhares e reuniu cerca de 70 pessoas interessadas em evitar as altas tarifas do fornecimento de energia elétrica e no investimento em fontes energéticas renováveis que contribuam com a sustentabilidade dos seus negócios e com o meio ambiente.

Estiveram presentes no evento formadores de opinião da sociedade linharense como representantes do SICOOB, Ricardo Couto Dadalto e Sabrina Baioco; o diretor da Casa do Silencioso, João do Carmo; e os gerentes de operação e manutenção da Linhares Geração S.A., Sérgio Pontes e João Carlos Soares.

Também os diretores da PGM Service Projetos Gerenciamento e Montagens Industriais parceiros do empreendimento, Antônio Marcos Bordoni e Maria Aparecida Simões; o representante do vereador Jean Menezes, Saulo Vinicius Ramos; além da representante da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Flávia Barbosa Rodrigues e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Jhemily Buzo; e representante da Faculdade Pitágoras, Solange Cândida de Oliveira.

O gerente de manutenção da Linhares Geração S.A., João Carlos Soares, destacou a importância de investir em energia solar. “Essa é uma fonte de energia renovável muito importante para o município e para o Estado. Levando em consideração a demanda local para os pequenos investidores, eles precisam ter condições de investimento em um cenário mais favorável. E investir em um Parque solar é uma boa opção de investimento sustentável e também financeiramente rentável no médio e longo prazo”, afirmou.

Linhares local ideal

Linhares foi escolhida pela localização estratégica e também pelo potencial em energia solar. “Possui incidência de sol durante todo o ano e por isso, naturalmente já é uma região que atrai investimentos em energia solar. Além disso, o terreno plano e a localização às margens da rodovia e próximo à cidade facilita o acesso ao condomínio. Acrescido a isso, as características do próprio terreno também foram fundamentais para a sua escolha. O terreno constituído de solo arenoso não propício à agricultura ou pecuária. Também não existe interferência em cursos d’água”, ressaltou um dos desenvolvedores do projeto e diretor da ESSOLAR, o engenheiro eletricista Carlos Jardim Sena.

Acesse para saber mais sobre a escolha de Linhares para receber o parque.

Potencial energético

Segundo Felipe Bordoni, também desenvolvedor do projeto, o potencial energético só tende a crescer. “Até o final deste ano, a capacidade fotovoltaica terá crescido, aproximadamente, 300% em relação a 2016, alcançando 187 MWp e tem o potencial de chegar em 2024 com 8,3 giga de potência, segundo o PDE 2024 da EPE. Vale destacar que o Brasil já figura entre os maiores investidores de energia fotovoltaica no mundo, com base nos projetos já contratados, ao lado de países como a China, os EUA e a Alemanha. O potencial desta fonte energética é enorme e, no Brasil, consideravelmente superior que o potencial hidrelétrico. Esta é a energia do futuro. O Sun Invest vem para realmente levar o pequeno consumidor a pensar diferente e para ajudar a mudar a matriz energética do pais”, ressaltou.

Benefícios ao investir em energia renovável

Dentre os benefícios em investir em energia renovável, Sena acrescentou: “investindo na produção própria de energia, o consumidor será dono do seu destino e poderá evitar as altas tarifas de fornecimento de energia. Já no primeiro ano ele poderá economizar até 50% do valor da energia que ele paga atualmente. Entretanto, ele continuará a pagar a taxa mínima de ligação à rede para EDP, que varia de acordo com a ligação (monofásica, bifásica ou trifásica)”.

Geração de empregos

Na primeira etapa do projeto, que inclui viabilização, legalização, comunicação, entre outras, o empreendimento já gerou cerca de 50 empregos em todo o Estado. E com a construção de fato do Parque, a tendência é que o número aumente. A prioridade é que a mão de obra seja local.

Segundo a Renewable Energy and Jobs – Annual Review, publicado em 2017, da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a energia solar fotovoltaica é a maior geradora de empregos renováveis do mundo.

A estimativa é de geração de 25 a 30 postos de trabalho diretos para cada MW instalado, por ano, nas seguintes áreas: instalação, operação & manutenção, vendas e distribuição, desenvolvimento de projetos, fabricação, dentre outros. Revelando-se, portanto, em uma componente central da transição energética global e desenvolvimento econômico local.

O empreendimento

O empreendimento será construído em três etapas em uma área de 50.000m² e totalizará 3,0 megawatts de pico de capacidade instalada ao final do período. Cada uma das etapas produzirá, em média, ao longo da vida útil do projeto, cerca de 1.528.800kWh/ano, ou 4.586.400 kWh/ano no total, energia suficiente para abastecer quase 21.000 residências durante um mês.

O investidor terá direito à compensação de, em média, 637 kWh em seu consumo próprio mensal para cada cota de investimento adquirida (energia suficiente para o consumo mensal de até 3 famílias de até quatro pessoas ou para um pequeno negócio), durante toda a vida útil do projeto que é de 30 anos, mas que pode ser prolongada indefinidamente por meio de uma operação e manutenção adequada.

O investimento neste condomínio significa independência energética e rentabilidade prevista de até 16,9% a.a*, podendo variar conforme o cenário econômico e a realidade financeira de cada investidor.

Quer saber mais sobre o Sun Invest? Acesse e conheça todos os benefícios do primeiro parque do Estado.


*Os retornos e prazos apresentados são valores previstos, segundo as premissas adotadas, não se constituindo em uma garantia firme, posto que o cenário econômico e a realidade de cada investidor podem diferir daqueles considerados nas premissas de análise.

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades