Por que investir em energia solar na crise
Crise trazida pela pandemia do coronavírus é oportunidade para estimular transição para energia solar e outras fontes de energia limpa
Leia maisA Essolar fechou parceria com projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), composto por jovens universitários focados em tornar acessível a tecnologia de energia solar no Estado. Trata-se do Projeto Solares, criado para explorar e divulgar aplicações da energia solar e construção naval, por meio de ações de inovação em energia solar.
O foco do projeto é a construção e aprimoramento do primeiro Barco Solar do Espírito Santo para participar do “Desafio Solar Brasil”. A competição, que acontece desde 2009, busca estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas. O grupo já levou o barco no último desafio e conquistou o 4º lugar, já em sua primeira participação no evento.
A equipe Solares também estuda desenvolver outros projetos, como o Solares Social, um programa de educação e inclusão de jovens do ensino básico e fundamental acerca dos aproveitamentos possíveis da energia solar, de sorte a fomentar o interesse em energias renováveis e na conservação da energia elétrica. Neste projeto, os estudantes realizam visitas a escolas públicas de ensino básico e fundamental, explicando conceitos básicos de geração de energia de forma lúdica, com o intuito de diminuir a barreira do conhecimento.
Dentre o portfólio de novas iniciativas, a equipe Solares também está desenvolvendo um carrinho solar, veículo movido à energia solar, controlado remotamente por um aplicativo de celular. Atualmente, também está em fase de pesquisa o projeto de um barco monocasco para participação em uma outra categoria do “Desafio Solar Brasil” no próximo ano.
Segundo um dos apoiadores do projeto e diretor da ESSOLAR, o engenheiro eletricista Carlos Jardim Sena, a decisão em patrocinar o projeto aconteceu para tornar a tecnologia solar mais acessível à população. “O objetivo da Essolar é proporcionar o empoderamento do cidadão e possibilitar que ele tenha autonomia para produzir a sua própria energia a partir de fontes renováveis”, afirmou.
Crise trazida pela pandemia do coronavírus é oportunidade para estimular transição para energia solar e outras fontes de energia limpa
Leia maisSaiba como comprar energia solar em parcelas de 12 vezes. Sem juros, sem precisar financiar e nem de crédito para energia solar. Exclusivo para o ES.
Leia maisEconomia, sustentabilidade, isenção fiscal e muito mais: veja 12 bons motivos para você aderir à energia solar em 2021, um motivo para cada mês do novo ano.
Leia maisConheça a primeira usina de energia solar remota compartilhada do Espírito Santo em funcionamento. E saiba como fazer parte dessa inovação.
Leia maisEnergia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.