Notícias

A redução de preço dos painéis solares tem impulsionado a expansão mundial da energia solar

Incentivados por linhas de financiamento de energia solar acessíveis, redução no custo de implantação do painel solar e a garantia de redução na conta energia, a cada dia que passa, mais consumidores aproveitam para obter sua independência energética. Vamos então, conhecer perspectivas de crescimento para o setor para este ano.

Em um país como o Brasil, onde a energia elétrica fica a cada dia que passa mais cara, instalar um sistema de energia solar fotovoltaico é um desejo de grande parte dos empresários e da população como um todo.

Segundo uma pesquisa feita pela Absolar/Sebrae, 96% dos pequenos negócios que usam a energia solar tem resultados positivos e 60% querem investir mais em energia renovável nos próximos 2 anos. Além disso, 89% da população brasileira tem vontade de gerar sua própria energia sustentável em casa.

Essa fonte de energia proporciona uma economia muito significativa (pode chegar a até 90%), além do acúmulo de crédito na geração de energia, compensando rapidamente o investimento feito para o seu uso.

Segundo mapeamento da ABSOLAR, com base nos dados da Agência de Nacional de Energia Elétrica, a cada 24 horas, foram instalados em telhados e terrenos do país sistemas solares fotovoltaicos suficientes para abastecer mais de 500 residências médias brasileiras só no primeiro semestre de 2019.

Ainda de acordo com as projeções, a geração distribuída solar fotovoltaica pode acrescentar mais de R$ 13,3 bilhões em benefícios líquidos para todos os consumidores do setor elétrico até 2035. Só no primeiro semestre de 2019, a geração das grandes usinas de energia solar cresceu 86,6%. Estes sistemas ajudam a aliviar a operação da matriz elétrica brasileira, economizando água das hidrelétricas e reduzindo o uso de termelétricas caras e poluentes, trazendo economia mesmo aos cidadãos que nunca investiram na energia solar. 

O avanço da energia solar é uma tendência mundial. As instalações dos sistemas fotovoltaicos saltaram de 16 GW, em 2010, para 105 GW, em 2019, um incremento de mais de seis vezes Números que devem aumentar ainda mais nos próximos anos. 

Vantagens de se investir em energia solar

  • Energia sustentável:

A primeira vantagem do sistema fotovoltaico é que ele utiliza da mais abundante, gratuita e eficiente fonte de energia disponível: o sol!

O Brasil, por ser um país tropical, recebe uma quantidade expressiva de radiação solar todos os anos, capaz de gerar mais energia do que poderíamos consumir. Isso torna o sistema fotovoltaico extremamente vantajoso e confiável, pois, diferentemente de outras fontes geradoras, como por exemplo, a hidrelétrica ou à carvão e gás, o fotovoltaico depende exclusivamente da luz solar, além de ser uma fonte renovável e inesgotável. 

  • Não há ruídos e poluição:

Pra quem tem painel solar na residência: A geração de energia solar fotovoltaica é totalmente silenciosa. Isso porque ela utiliza um processo fotoelétrico – e não mecânico – para gerar energia elétrica, chamado de efeito fotovoltaico e que ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõem o módulo. Você pode instalar as placas solares no seu telhado, sem incomodar os vizinhos e sem gerar dejetos ou poluentes nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Para quem tem energia gerada por uma usina solar: A geração distribuída reduz a necessidade de linhas de transmissão de energia e os impactos ambientais também são bastante reduzidos. 

Curiosidade: Em 1 ano, cada família brasileira que usa energia solar fotovoltaica deixa de emitir, em média, 130 kg de gás carbônico, o equivalente a absorção de gás carbônico de 1 árvore, ao longo de seu crescimento.

  • Sistema de compensação:

Pra quem tem painel solar na residência: O sistema de compensação de energia elétrica nos painéis solares residenciais, corresponde ao empréstimo gratuito do excedente de energia produzida à distribuidora local e posterior compensação com o consumo de energia elétrica dessa mesma unidade consumidora.

Para quem tem energia gerada por uma usina solar: Já na geração distribuída (GD), a fonte de energia elétrica é conectada diretamente na rede de distribuição ou local de consumo e é a partir desse processo, que é possível realizar o sistema de compensação de energia por meio do excedente produzido.

  • Manutenção:

Pra quem tem painel solar na residência: O nível de manutenção de um sistema fotovoltaico é baixo em comparação com outras tecnologias de geração de energia elétrica. Porém, é necessário fazer a manutenção tanto preventiva, quanto corretiva, para não colocar em risco o investimento e a segurança da instalação.

Para quem tem energia gerada por uma usina solar: No sistema de geração distribuída, a responsabilidade de manutenção é da própria usina de energia solar.

Agora que você conheceu mais sobre energia solar, viu que este  é um mercado em expansão e que pode ser um excelente investimento. Entre em contato com a ESSolar, podemos fazer uma avaliação completa dos seus painéis solares residenciais e realizar as manutenções necessárias para o aproveitamento máximo do seu potencial de geração de energia. Ou se preferir, pode adquirir uma cota da primeira usina solar do ES. Faça seu orçamento hoje mesmo e garanta a sua energia solar a partir de 12 vezes sem juros (promoção por tempo limitado). Se preferir, acesse o link aqui clicando em Orçamento.

Só assim, você vai poder tirar aquele cochilo da tarde gostoso no final de semana, ligar seu ar condicionado ou ventilador com a certeza de que não terá altas contas de luz no final do mês!

 

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades