Energia Solar: um caminho sem volta para sua empresa!
Se uma empresa é feita de números tanto quanto de pessoas, basta comparar os custos-benefícios de se investir em Energia Solar e o de se manter no fornecimento elétrico convencional. Com tantos subsídios e incentivos, demorar-se a decidir é deixar o dinheiro ir pelo cano, quer dizer, pela fiação.
Encarar a implantação de um sistema de energia solar no seu negócio pode ir muito além da economia de energia. Conheça os principais pontos a considerar para tomar sua decisão!
Valorização do imóvel
A valorização de um imóvel se dá por muitos fatores, como a localização, o desenvolvimento urbano e especulações de mercado. A regra básica é, que quanto mais benfeitorias (melhorias estruturais), maior valor agregado ao imóvel, seja residencial ou comercial.
Por isso, o investimento em Energia Solar traz uma valorização imediata. Isso também se dá pela crescente procura do público consumidor por alternativas energéticas sustentáveis. Em países como os Estados Unidos, a valorização chega a 10%. Aqui no Brasil, estudos apontam uma valorização, no mínimo, proporcional ao investimento.
Redução dos custos
Como o Sol é fonte gratuita e praticamente infinita de energia, aliado ao fato do sistema de fornecimento de energia solar exigir pouquíssima manutenção (a vida útil de um placa pode chegar a 30 anos), o custo se concentra na instalação – nos casos de instalar placas na sua própria empresa – ou na aquisição de uma cota em um parque de geração de energia solar. Uma vez feito um desses investimentos, a economia na conta de energia pode chegar a notáveis 95%, o que tem impacto direto e significativo nas receitas da empresa. Em questão de meses, o investimento se paga e a despesa poupada se reverte em lucro.
Retorno sobre o investimento
Como os custos de energia de uma empresa são exponencialmente maiores que as residenciais, a estimativa de retorno (payback) gira em torno de 6 a 12 meses. O gestor tendo em mãos dados como prazo de retorno, riscos envolvidos, custos de instalação e aquisição e depreciação, pode definir o custo-benefício da melhoria.
Imagem sustentável
Os consumidores estão cada vez mais exigente que as empresas tenham práticas sustentáveis, nos âmbitos social e ambiental. Investir em energias renováveis, notadamente, Energia Solar, contém certo valor estratégico para o fortalecimento da marca junto ao seu público-alvo (clientes e futuros clientes). Se tem pensado ou nunca lhe ocorreu implantar na sua empresa uma cultura sustentável, esse tipo de investimento pode ser o que faltava para você começar.
Praticidade
Além do baixo impacto ambiental, os painéis – desde que muito bem instalados – e condomínios solares não apresentam nenhuma espécie de ruído ou riscos à saúde de seus usuários. Fatos que contribuem para o título de tecnologia limpa.
Ainda tem dúvidas sobre Energia Solar e suas vantagens? Veja esse material que preparamos para você: ENERGIA SOLAR: PERGUNTAS E RESPOSTAS