Notícias

Alerta: energia solar também pode causar acidentes!

Especialista em energia solar no Espírito Santo alerta sobre o risco de acidentes que podem ser causados pela energia fotovoltaica na Grande Vitória e região.

É isso mesmo que você leu: energia solar sem manutenção coloca vidas em risco e o seu patrimônio também. 

Para você entender melhor o perigo que um painel fotovoltaico instalado errado pode causar, confira algumas estatísticas:

  • 1,5 pessoas morrem eletrocutadas no país diariamente, segundo o balanço anual da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade);
  • Outra causa comum de acidentes, são os incêndios decorrentes de curtos-circuitos e sobrecarga em instalações, que chegaram a 537 em 2018, segundo a mesma instituição. 

Além destes acidentes mais comuns, listamos para você, especialmente da região da Grande Vitória,  os problemas que uma energia solar mal instalada pode causar. Confira!

Problemas mais comuns da energia solar

Choques e incêndios

Como citamos acima, estes são os principais acidentes relacionados à energia elétrica e que também podem ocorrer no caso de uma energia solar mal instalada no Espírito Santo. Entre as causas, a principal é: falha na instalação de painéis fotovoltaicos. Os incêndios e choques ocorrem, principalmente, por conta de erros de dimensionamento dos componentes elétricos do sistema fotovoltaico, além de conexões feitas sem a precisão necessária ou até com emendas realizadas no improviso. 

Mas não é só isso: o não cumprimento de normas técnicas de segurança, que incluem o uso de equipamentos – os famosos EPIs – adequados, pode colocar em risco a proteção dos profissionais que executam o serviço, gerando, assim, problemas sérios para eles e para você também. Já imaginou se algum acidente ocorre em sua residência ou empresa por falha em obedecer às normas de segurança? Esse é um dos riscos de comprar uma solução em energia solar barata. 

A estrutura do telhado não suportar o peso dos painéis solares

Esse é um dos problemas mais comuns ocasionados por erros de cálculos e falta de planejamento por parte da empresa de energia solar que você contratou: a estrutura do seu telhado simplesmente não suportar o peso dos painéis e desaba. Agora pense no perigo que isso pode representar para quem está no local. É muito grave!

Placas solares que se soltam do telhado

Outro risco que você corre quando contrata uma opção de energia solar barata – usando apenas o critério do preço – é ver as placas fotovoltaicas se soltarem do telhado quando ocorre um vendaval. Parece absurdo, mas, sim, existem empresas que instalam os painéis usando produtos de baixa qualidade, gerando riscos de graves acidentes. É por isso que a ESSolar escolheu a WEG para o fornecimento dos produtos e também de equipe técnica. A empresa é reconhecida por fornecer o melhor sistema de energia solar do mercado. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto. 

Energia solar sem risco de acidentes: conheça a solução da ESSolar

Para você que quer aproveitar de todos os benefícios da energia solar – como a redução na conta de luz em até 60%, mas não quer correr os riscos dos acidentes acima, conheça a primeira usina de energia solar remota do Espírito Santo. Uma solução ideal tanto para você que não quer se preocupar com os painéis fotovoltaicos no telhado, como para quem não tem espaço para colocá-los. Solicite seu orçamento em energia solar no Espírito Santo. Se preferir, clique aqui.

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades