Dicas de como investir o 13º salário com sabedoria
O fim do ano está batendo na porta e com ele, o tão esperado salário extra. Esse dinheiro a mais pode ser a salvação para pagar dívidas, fazer a viagem dos sonhos ou até mesmo investir o 13º salário. De acordo com estimativa feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese), cerca de 48,1 milhões de brasileiros irão receber o salário extra até o dia 30 de novembro. Já a próxima parcela sai até 20 de dezembro. O valor é equivalente à metade do salário de outubro, sem descontos de Imposto de Renda e INSS.
Mas você já parou para pensar em como utilizá-lo de forma mais eficiente? Umas das opções é adquirir a sua liberdade energética. Cenário com elevação crescente das tarifas de fornecimento de energia elétrica e de escassez de água nos reservatórios das principais usinas hidrelétricas favorece o investimento em energia renovável.
Veja infográfico com cenário atual:


Investir em energia solar é uma excelente opção é investir na produção própria de energia solar de maneira compartilhada em um parque solar. Além de segurança, conforto, tranquilidade e sustentabilidade energética e ambiental, a remuneração adequada de seu investimento a uma taxa interna de retorno de até 16,9% a.a.*.
Outras dicas para investir o 13º salário:
- Quitação das dívidas: começar o ano de 2018 sem pendência é o sonho de todos não é mesmo? Utilizar o 13º para o pagamento das dívidas pode significar a tranquilidade que você procura. Mas se o valor é alto, a dica é priorizar as que possuem juros mais altos como o cartão de crédito, cheque especial e, até, alguns financiamentos.
- Despesas de início de ano*: final de ano é bom, mas em seguida o novo ano chega com novas despesas que devem começar a ser pagar ainda nos primeiros meses. Não esqueçam que impostos como o IPVA (veículos) e o IPTU (predial) têm descontos para quem paga à vista, o que significa um dinheiro a mais para outras prioridades. Aos papais e mamãe, não esqueçam os gastos com matrícula e material escolar.
- Faça uma reserva: a aplicação pode servir para montar uma reserva de emergência, um dos itens básicos da lista de passo a passo para quem almeja uma vida financeira saudável. Esse dinheiro poderá ser aplicado no futuro em algo inesperado, como um problema de saúde ou a perda do emprego.
- Imóveis: a melhoria ou aquisição de um imóvel é sempre um investimento coringa. Afinal, uma casa ou apartamento em bom estado significam para o mercado imobiliário, valorização. Então se você pensa em futuras negociações, esse projeto pode começar agora!
- Automóveis: e porque não realizar o sonho de ter um carro? Comprar modelos que anos anteriores pode resultar em uma economia do que apostar os carros do ano. Mas para quem já possui o seu veículo, a dica é reservar parte desse valor para a manutenção e aproveitar o 13º para uma revisão geral no veículo. Assim, além de viajar tranquilo durante as férias, é possível evitar imprevistos e despesas ainda maiores pela falta de manutenção.
- Abra seu próprio negócio: De acordo com economistas, este pode ser um bom momento para empreender, já que podemos estar próximos de um avanço na economia. Se você sempre teve o sonho de empreender, porque não utilizar esse dinheiro e tirar a ideia do papel? Se você não tem algo em mente, uma opção apostar em abrir uma franqui
- Invista em cursos e qualificação: não quer empreender, mas está esperando por uma promoção no trabalho? Apostar em cursos e qualificação pode abrir portas para empregos com renda maior no futuro.
Confira também dicas de como transformar uma despesa em oportunidade de investimento.