Dicas simples podem ajudar na economia da energia elétrica
As contas de energia elétrica estão cada vez mais altas e os consumidores refém das tarifas. O aumento de 48,5% na taxa extra da conta de luz já se confirmou e entrará em vigor a partir de novembro. O valor sairá de R$3,50 para R$ 5 a cada 100 kilowatts-hora consumidos. No entanto, é possível rever hábitos e seguir dicas que podem fazer a diferença na conta ao final do mês. O uso consciente de eletrodomésticos, somado à substituição das lâmpadas por opções mais econômicas são algumas das dicas de economia de energia elétrica.
Confira dicas de economia de energia elétrica
- Evite o uso excessivo de eletrodomésticos
Uma dica para economizar é usar os eletrodomésticos de forma inteligente evitando o uso excessivo. Hábitos simples como deixar acumular as roupas e lavá-las uma vez na semana e esquentar a comida no fogão substituindo pelo uso do microondas, podem fazer a diferença no final do mês. Avaliar a necessidade do uso de aspirador de pó, por exemplo, assim como fornos elétricos, também é importante.
- Aplicativos a favor da economia
Para saber quais eletrodomésticos têm maior consumo de energia, aplicativos podem ajudar. Um exemplo é o “Nossa Energia”, desenvolvido pelo Instituto Akatu em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN). Com ele é possível calcular os gastos de acordo com os eletrodomésticos e consumo da residência.
Outra opção é o Casa Virtual, desenvolvido pela Furnas Centrais Elétricas. O aplicativo é capaz de simular o consumo de cada aparelho elétrico, identificando aqueles que sobrecarregam a conta. O aplicativo é gratuito e está disponível para o iOS (requer no mínimo a versão 6.1 do sistema operacional) e Android (para aparelhos com a versão 2.3 ou superior do sistema).
O medidor GreenAnt também oferece gestão do consumo de energia em tempo real. É possível também verificar quais equipamentos estão utilizando mais ou menos energia.
- Selo de eficiência dos eletrodomésticos
Dar preferência para eletrodomésticos classificados como A, pelo selo Procel – em vigor desde 1993, é maneira eficiente de economia, já que são aparelhos econômicos. Teoricamente são mais caros no momento da compra, mas resultam em um valor a menos na conta.
- Evite deixar aparelhos ligados na tomada
Ao contrário do que muitos pensam, manter os aparelhos ligados na tomada, mesmo que sem uso, pode consumir até 10% da conta de luz. Os dados são do Instituto Akatu e valem principalmente para computadores quando o intervalo de uso for maior do que 15 minutos e DVD em modo stand-by.
- Substitua lâmpadas antigas
Com a proibição de fabricar as lâmpadas incandescentes em 2010, as mais econômicas indicadas para uso são as fluorescente e de LED. Elas produzem menos calor e automaticamente, economizam mais energia.
- Invista na energia solar
O uso de energia solar substituindo a elétrica é sustentável e pode reduzir em até 60% o valor gasto. Além disso, são resistentes, com baixo custo de manutenção e sem risco de aumento nas tarifas. Há a opção da instalação do sistema em residências e estabelecimentos comerciais ou ainda o investimento em parques solares, o que permite a produção própria compartilhada.
- Mude hábitos
A mudança de hábitos de toda a família também pode contribuir para a economia. Evitar TV ligada por horas, assim como banhos longos, geladeira aberta por muito tempo e luz ligada durante o dia são atitudes simples que podem fazer a diferença.
Tem outras dicas para economizar energia? Deixe nos comentários!
Acesse se você deseja saber dicas de como tornar seu negócio competitivo.