Notícias

Conheça o que compõe sua conta de luz e como fugir das tarifas

A conta de luz parece inofensiva, porém, ao analisar de perto, o consumidor descobre uma série de tarifas embutidas no preço total da mesma. E agora, será que há uma solução para fugir das cobranças? Saiba mais!

Você sabe o que está incluso em sua conta de luz? A energia que alimenta as casas de milhões de brasileiros é formada também por uma série de taxas e impostos, que acabam fazendo com que o consumidor pague um valor maior do que consome, de fato. Muita gente não sabe, mas em uma simples tarifa existe a cobrança de itens como Programa de Integração Social, PIS e o Cofins. Por outro lado, quem investe na energia solar pode chegar a pagar apenas a taxa mínima da conta.

Uma das primeiras coisas que o consumidor precisa saber, é que os custos de se gerar energia variam de acordo com o tipo de usina utilizada. Ou seja, se ela é produzida por uma hidrelétrica ou por uma termelétrica. Isso acontece porque as hidrelétricas geram eletricidade gastando menos.

Essas variações são medidas pelas bandeiras tarifárias, que podem ser verdes, quando as condições para geração são favoráveis e consumidor não sofre acréscimo na conta de energia. Amarelas, quando elas estão menos favoráveis e ele sofre um acréscimo de 0,10 centavos a cada kWh consumido e vermelhas, quando estão desfavoráveis e a fatura passa por um acréscimo de até 0,50 centavos a cada kWh consumido.

Tributos

Outro fator que influencia no valor final da conta são os tributos, que auxiliam os governos a manter determinados programas ou até mesmo na compensação pelo uso de recursos – como o hídrico, por exemplo. É válido lembrar ainda que podem ocorrer a níveis federais, estaduais e até municipais.

O PIS, por exemplo, é um tributo federal que auxilia o governo a manter programas voltados ao trabalhador e do Governo Federal, e encargos setoriais como a conta de  Conta de Desenvolvimento Energético, CDE. Há ainda tributações como o ICMS, taxa de iluminação, etc, que ajudam a elevar a fatura.

Além de tudo isso, o consumidor ainda paga os custos com geração e distribuição, o que muitas vezes se torna imperceptível para quem paga a conta de luz.

Na ponta do lápis

Ao colocar na ponta do lápis todos os gastos, o consumidor passa a se perguntar qual a melhor opção para fugir dos custos excessivos com a conta. Uma solução para não se preocupar mais com as bandeiras e tarifas é a utilização de energia solar

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades