Como pagar apenas a taxa mínima na sua conta de luz
A conta de luz chega todos os meses e além de consumir uma parte considerável do orçamento doméstico, costuma ter aumentos significativos ao longo do ano. Uma forma inteligente de se livrar disso é optando por fontes alternativas e ecologicamente sustentáveis. Energia limpa é do que estamos falando! Além de existir em abundância na natureza, vem a ser muito mais barata.
Zerar a conta de luz não é possível, mas já imaginou você pagando apenas o mínimo todo mês? Leia este artigo e descubra como fazer!
Quem nunca pegou uma conta de luz na mão e não foi surpreendido com um repentino e injustificado aumento, atire a primeira pedra! O pior é o fato de como isso interfere no orçamento doméstico sem termos para onde correr. Afinal, ou se paga ou fica no escuro, sem muito espaço para que nossas reclamações e indagações possam surtir efeito.
Mas será que precisamos ficar assim, tão reféns dessa situação?
Há alguns anos, eu diria que sim. Porém, com o avanço tecnológico que sofremos e o consequente barateamento dessas tecnologias, tornou-se viável tanto para o empresário quanto para o cidadão comum, pessoas como eu e você, que já não aguentam mais essa situação e querem ter no conforto de suas residências algo que forneça uma solução com qualidade e eficiência à preço justo.
No início, o investimento pode ser um pouco alto, mas no médio e longo prazo, os ganhos em economia nas contas de luz serão muito expressivos.
Por que devo investir em energia solar?
Os benefícios são inúmeros, a começar pela economia gerada mensalmente, o que acaba fazendo com que o investimento se pague e como dizia um antigo provérbio: “Um centavo economizado é um centavo ganho”. Se você antes pagava R$200,00 ou mais e agora paga apenas a taxa mínima de consumo, não precisa ser gênio para saber que, multiplicado pelos meses do ano, a economia se torna bastante expressiva.
É aquele dinheirinho a mais que faltava para fazer uma viagem ou trocar de carro e a lista não para. Já parou para pensar o que faria com esse dinheiro que sobra em caixa todo mês?
Sem falar que o custo dos painéis solares vem caindo e vem se tornando cada vez mais potentes e autossustentáveis, ou seja, possibilitando o uso contínuo e em todos os ambientes, tal como ocorre com a energia elétrica. “Antigamente, o consumidor estava restrito a uma única opção de modelo de distribuição de energia, e pagava caro por isso. Agora, ele pode produzir a própria energia e pagar mais barato. Esse sistema que me refiro é o sistema de energia compartilhada e sustentável: a energia solar”, afirma o Engenheiro Eletricista Carlos Sena.
As centrais necessitam de manutenção mínima e podem ser instaladas até nos pontos mais remotos do Brasil.
Outro ponto importante é que a energia solar não polui, e devido a alta incidência de raios solares e o alto custo das tarifas de energia, vem havendo uma progressiva adoção residencial e industrial, o que se revela uma nova tendência para os próximos anos.
Em outras palavras, não vai demorar muito para que todo mundo busque uma alternativa energética limpa e barata. Até porque não dá para ficar queimando dinheiro com contas de luz, não é mesmo? Investir em energia solar é a solução!