Conta de luz: descubra como economizar drasticamente
A conta de luz é um dos vilões do orçamento, pois sofre com os constantes aumentos. Para não fechar o mês no vermelho, a dica é economizar. Descubra como!
Os valores da conta de luz parecem aumentar todo mês e com eles vem o desespero em fechar o orçamento longe do vermelho, não é mesmo? Mas calma! As formas de mudar essa realidade são muitas: usar menos o ar condicionado, não tomar banho quente, entre outras já famosas. Quer aprender como economizar? Fique atento(a) às próximas dicas que podem te fazer pagar até a taxa mínima da fatura.
No Brasil, boa parte da energia elétrica é produzida por meio da água ou de combustíveis fósseis. A prática, além de lidar com recursos finitos, também gera impactos no meio ambiente. Todo esse ciclo afeta diretamente a conta de luz, já que em um mês sem chuvas, por exemplo, a quantidade de eletricidade produzida tende a ser menor. Os impostos embutidos na cobrança também ajudam a aumentar o valor total. Com isso, economizar é a chave!
Economizar um pouco
Quem quer reduzir um pouco a conta de luz pode apostar em uma série de dicas, de acordo com o jornal Estadão:
- Desligar os eletrodomésticos na tomada quando for sair ou antes de dormir;
- Diminuir o número de vezes que abre a geladeira ou acende as luzes da casa sem necessidade;
- Diminuir o uso de alguns eletrodomésticos, como ar condicionado, TVs e microondas, que consomem mais eletricidade e podem contribuir para pesar a fatura no final do mês.
Economizar bastante
Para conseguir uma redução drástica da conta de luz, algumas atitudes podem ser tomadas:
- Verificar a eficiência energética do produto, tendo a classificação “A” no selo Procel, na hora de troca de eletrodomésticos ou de adquiri-los;
- Atualizar a fiação e o padrão de energia do local, já que instalações mal feitas podem levar ao aumento de consumo, além de serem perigosas, elevando as chances de curto-circuito.
Podendo pagar apenas a taxa mínima
Por último, quem quer economizar bastante, podendo chegar ao ponto de reduzir entre 50 e 60% na conta ou até mesmo pagar a taxa mínima da conta de energia, tem como alternativa a energia solar, que converte raios de sol em eletricidade, fazendo com que dependa-se bem pouco ou zero da distribuição tradicional.
Muito conhecida pelo uso de placas, ela também funciona por meio dos parques solares, terrenos que são utilizados apenas para a produção da energia solar. Com eles, o consumidor adquire uma cota de energia e a recebe por meio da rede elétrica tradicional. Dessa forma, o consumidor não precisará mais se preocupar com a instalação e administração do produto, pois ele fica totalmente por conta dos gestores do parque.
Produzindo em média 650 Quilo-Watt x hora/ mês, caso da oferecida pela empresa Essolar, a cota de energia pode ser utilizada para suprir a necessidade de casas e até empresas, dependendo da quantidade adquirida. Quem opta pelo serviço também pode alugar parte da cota ou compartilhar com pessoas próximas.
De maneira geral, a utilização da energia solar gera independência ao consumidor e diminui drasticamente a sua conta mensal de luz, podendo fazer com que o cliente pague a taxa mínima da fatura.
Viu como é possível economizar na conta de luz? Agora é colocar as dicas em prática e esperar pela próxima conta!
Para você que se interessou pela opção de energia solar, temos diferentes conteúdos no blog da ESSOLAR. Clique no link e confira!