Primeiro parque solar autorizado a gerar energia no Estado
A Essolar conseguiu a última licença necessária para o início das obras do Sun Invest, primeiro parque solar do Espírito Santo. O documento foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Sun Invest é o primeiro parque solar autorizado a gerar energia no Espírito Santo. Foram necessárias 6 licenças para viabilizar a construção do parque.
“É grande a nossa satisfação de termos vencido esta etapa de licenciamento do empreendimento. Agora, nos sentimos ainda mais motivados para trazermos o desenvolvimento sustentável ao Estado do Espírito Santo, empoderando as pessoas através de uma alternativa economicamente atrativa e viável para atender às suas necessidades de consumo de energia elétrica”, explicou o diretor da Essolar, Carlos Sena.
A preparação do terreno já começou. Segundo Sena, a previsão é que o parque comece a gerar energia até dezembro.
O Sun Invest será implantado em Linhares, no acesso a Pontal de Ipiranga e a escolha do terreno foi devido a localização estratégica e também pelo potencial em energia solar.
Mas para garantir que o local seja próprio para esse tipo de empreendimento e que não prejudica outras culturas, como plantação ou criação de gado e nem é região de preservação ambiental, a Essolar trouxe um profissional de outro estado para realizar um estudo com levantamento de impacto arqueológico.
“Constatamos que o terreno é constituído de solo arenoso não propício à agricultura ou pecuária. Também não existe interferência em cursos d’água”, ressaltou Sena.
Após finalizada a construção, o empreendimento poderá gerar cerca de 1.528.800kWh/ano, ou 4.586.400 kWh/ano no total, energia suficiente para abastecer quase 2.000 residências.
Acesse e confira as documentações do Sun Invest:
Licença Municipal Prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (SEMAM)
Certidão Negativa de Débitos Ambientais emitida pela SEMAM
Termo de Anuência emitido pela SEMAM
Licença Municipal de instalação emitida pela SEMAM
Licença Prévia emitida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Licenciamento Ambiental emitido pelo Iphan