Dono de restaurante de Cariacica investe em energia solar
Empresas e estabelecimentos em geral estão cada vez mais se convencendo de que apostar em energia limpa é o caminho. O investimento é o equilíbrio entre sustentabilidade e as altas tarifas de energia elétrica. Ernandes Vilson Lepaus Muller, dono do tradicional restaurante Sabor da Vila, em Vila Capixaba, Cariacica, não pensou duas vezes para escolher o investimento.
“O restaurante já têm 20 anos, é tradicional na região e desde 2012 eu já estava cogitando investir em energia solar como alternativa às altas tarifas de energia. Cheguei a fazer orçamentos de placas solares instaladas em telhados, mas ao comparar com a geração em um parque solar cheguei à conclusão que essa era a melhor alternativa”, explicou.
De acordo com Ernandes, o custo da energia em um restaurante é alto e pode comprometer o negócio. “Como o trabalho no restaurante é durante o dia, é necessário ter ar condicionado para o conforto dos nossos clientes, além de todo sistema de refrigeração dos alimentos e os eletrodomésticos necessários. No entanto, tudo isso pesa na conta no final do mês. Então, se você não tem um planejamento, pode interferir no crescimento da sua empresa”, ressaltou.
O empresário disse ainda que o cenário atual também o motivou a fazer o investimento. “As tarifas estão cada vez mais altas, e crise hídrica serve de alerta para todos. É necessário investir em outras fontes, principalmente se forem sustentáveis. E existir um projeto inovador de baixa tensão como esse condomínio solar, só tende a incentivar que busquemos novas possibilidades de investimento.”
Para além dos negócios, Ernandes sempre se preocupou em atitudes sustentáveis em casa e busca trazer essa cultura também para o ambiente de trabalho e para os seus funcionários. “Precisamos pensar no amanhã, no que fazemos e no impacto dessas atitudes no meio ambiente”, finalizou.
Se você, assim como comerciante, sonha com um futuro melhor e deseja investir em energia solar, confira vantagens do Primeiro Parque Solar do Estado voltado para a produção compartilhada de energia.