Crise e pandemia reforçam benefícios da economia compartilhada
Com a crise, o desenvolvimento sustentável ganhou ainda mais importância. E, neste contexto, um novo modelo se fortalece: a economia compartilhada.
Leia maisAnúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou mais uma alta na conta de energia do Estado. Dessa vez, o reajuste tarifário anual é de 15,87% para a distribuidora de eletricidade EDP Espírito Santo. A decisão aconteceu durante reunião da diretoria nesta terça-feira (07) e já pode ser aplicado pela empresa. O aumento impacta 1,5 milhão de unidades consumidoras no Estado.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considerou a variação de custos associados à prestação de serviços. Segundo a Aneel, entre os itens que impactaram a tarifa da empresa está o custo da energia da usina de Itaipu e o reajuste de 45,52% na receita anual das usinas de geração de energia que operam sob o regime de cotas.
O efeito médio será maior em unidades residenciais subresidenciais, ou seja, aquelas consideradas de baixa tensão média, com aumento de 16,30%. Já para as de alta tensão, como as indústrias e grandes comércios, será de 14,99%.
A EDP Espírito Santo atende 70 dos 78 municípios do Espírito Santo fornecendo energia para 3,8 milhões de habitantes.
Bandeira tarifária
Como anunciado na semana anterior, a bandeira tarifária segue vermelha patamar 2 em todo o mês de agosto. Isso quer dizer que continuam com cobrança extra de R$5 a cada 100 quilowattss-hora (kWh) consumidos.
Com a crise, o desenvolvimento sustentável ganhou ainda mais importância. E, neste contexto, um novo modelo se fortalece: a economia compartilhada.
Leia maisDescubra as vantagens de ter o seu espaço no Condomínio Sun Invest, o primeiro parque solar do Espírito Santo.
Leia maisInverno não atrapalha a produção de energia solar. Painéis solares funcionam mesmo no frio, porque são movidos pela luz do sol e não pelo calor.
Leia maisEnergia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.