Geração compartilhada de energia

A Geração Solar Compartilhada, também conhecida como Condomínio Solar, consiste na implantação de uma usina solar onde a eletricidade gerada é compartilhada por vários consumidores, sejam eles famílias ou empresas.

A compensação da energia produzida pela geração compartilhada na conta de energia faz com que o valor a ser faturado de cada consumidor seja a diferença entre a energia consumida e a energia produzida no mês, somada aos créditos excedentes anteriormente acumulados e alocados para a unidade consumidora. Cabe ao titular da unidade consumidora informar à distribuidora (ESCELSA) o percentual da energia a ser alocado em cada instalação sob sua titularidade. O máximo que pode ser abatido do valor da energia consumida está limitado ao consumo referente à taxa mínima de ligação cobrada pela distribuidora para o tipo de ligação da instalação (monofásico, bifásico ou trifásico), ou seja, você pode quase zerar o consumo da energia fornecida pela distribuidora. Infelizmente, no entanto, o valor monetário da conta de energia não chega a zero, devido a cobrança da taxa mínima de ligação: o chamado Custo de Disponibilidade.

Esse sistema incentiva a autoprodução de energia elétrica de forma distribuída, implicando em potenciais benefícios para o setor elétrico brasileiro, tais como: a diversificação da matriz energética com baixo impacto ambiental; a criação de empregos diretos e indiretos associados à instalação; e a promoção da indústria nacional. Outras vantagens da geração distribuída sobre a centralizada tradicional são, por exemplo, a economia dos investimentos em transmissão, a redução das perdas nas redes e a melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica.

A Geração Solar Compartilhada se mostra uma alternativa interessante para o consumidor de energia elétrica no Brasil, já que, ao contrário das tarifas de fornecimento, onde os reajustes não seguem trajetórias bem definidas, a energia autoproduzida possui uma previsibilidade em seus custos a partir do momento do investimento. Assim, o consumidor não fica exposto às variações e reajustes expressivos, além de ter um retorno financeiro competitivo frente aos produtos financeiros disponíveis no mercado.

Parque Solar Sun Invest

Energia limpa, baixos custos de produção e manutenção e sustentabilidade ambiental: conheça o primeiro parque solar do Espírito Santo.

Cadastre-se e receba nossas novidades